ESTUDOS BIBLÍCOS

ORIGEM E QUEDA DE LÚCIFER

Texto. Is.14:12-17; Ez.28:13-15
Introdução
Continuando nossa serie de estudos bíblicos no tema DOUTRINA DOS ANJOS E DO HOMEM; hoje estudaremos sobre a ORIGEM E QUEDA DE LÚCIFER, veremos sobre a origem e a queda daquele que teve a oportunidade de servir no trono de Deus, mas não valorizou e perdeu tudo.

I- A ORIGEM DE LÚCIFER

1- Em Ez.28:12-16 vemos que lúcifer foi criado junto com os demais anjos e tornou se possuidor de elevada distinção e detentor de honrosos títulos e elevada posição, veja algumas:
A- O aferidor da medida, v.12, ou seja, “a imagem perfeita da criação” ele era belo e inteligente.
B- Estava no Edem, jardim de Deus, v.13a, a menção de “pedras preciosas” é para ilustrar os privilégios e riquezas desta criatura. O ornamento de pedras preciosas indica a grandeza e a beleza de sua aparência.
C- No dia em que foste criado, v.13b, o grande motivo desta expressão é para lembrar que ele é um ser criado e jamais chegaria ao novel de Deus,
D- Querubim ungido para proteger, v.14a, aqui revela que ele pertencia à ordem dos querubins, portanto estava ligado diretamente ao trono de Deus, a função deles era preservar a criação de Deus contra intrusos Gn.3:24; o texto sugere que ele era um chefe sobre eles.
E- No meio das pedras afogueadas andavas v.14b, isto pode referir se a: o brilho refulgente onde ele andava. A gloria primordial ou inicial da terra. Uma manifestação do fogo consumidor que é o próprio Deus. Pode também referir a posição tão elevada de lúcifer que refletia a santidade de Deus,
F- Perfeito eras nos teus caminhos, v.15, o tempo no passado parece referir ao primeiro pecado dele que foi a iniqüidade escondida no seu interior,
G- Estrela da alva, filha da alva, Is.14:12, isto tem a ver com seu nome antes de cair !lúcifer” que significa: o que leva a luz ou o portador de luz.

II- A QUEDA DE LÚCIFER

1- No tópico anterior analisamos lúcifer antes de cair, agora veremos sobre sua queda que causou a maior tragédia espiritual no universo.
A- Lúcifer caiu por livre escolha, pelo uso errado de seu “livre arbítrio” sua gloria diferenciada, sua superioridade sobre os demais anjos ele quis tomar o lugar do criador para ser adorado, ele predispor a destronar Deus, isto fica claro nas declarações de Is.14:13,14,
2- Conseqüências da queda de lúcifer:
A- A queda de 1/3 dos anjos que o seguiu Ap.12:4
B- Tornou o primeiro pecador,
C- Tornou se o instigador que leva as pessoas a cometer o mal,
D- Foi destituído de suas funções celestiais e condenado a execração eterna I Tm.3:6


Conclusão
Vimos hoje a origem e queda de lúcifer, este ser maligno que com milhares de demônios tem destroçado a terra e seus habitantes, que possamos ter consciência da realidade de satanás e estarmos preparados para vencê-lo em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário